São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008


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Itens nacionais vendem mais e ganham preferência com a variação do câmbio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Indústrias nacionais que perderam competitividade internacional por causa do dólar em baixa, como a calçadista, podem ser favorecidas com a variação no câmbio, diz Alejandro Padron, da consultoria IBM.
Além disso, itens nacionais como vinhos e espumantes são beneficiados, pois o lojista diminui a compra de importados.
Os fabricantes de espumante Aurora e Salton apostam em vendas maiores. "Cresceremos 25%, cinco pontos percentuais acima do que havíamos previsto", diz Angelo Salton, presidente da vinícola Salton.
O diretor comercial da Aurora, Alem Guerra, destaca que os espumantes nacionais já ganhavam espaço. "O preço era cerca de 30% mais barato. Agora ficou mais competitivo."

Franquias
A rede de restaurantes Bon Grillê registrou aumento de 20% na procura por franquias desde o estouro da crise.
Segundo Nilson Marques Júnior, diretor-superintendente da rede, executivos com capital buscam investir em um negócio próprio para obter renda; além disso, o empreendimento tornou-se uma alternativa ao mercado financeiro.


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