São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008


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gestão

Controle dos processos poupa tempo e dinheiro

Modelo de gestão visa a otimizar o desempenho das atividades

DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de a gestão de processos ser uma tática adotada mais freqüentemente pelas grandes empresas, as pequenas demonstram também se preocuparem em formalizar e monitorar suas atividades.
"Nesse tipo de gestão, a capacidade de gerar resultados é proporcional ao porte, mas os resultados são semelhantes", pondera Marcelo Raducziner, diretor da Compass International, consultoria que mapeou a prática da gestão de processos nas empresas brasileiras.
O modelo de gestão de processos sugere que empresas organizem e formalizem os procedimentos que dizem respeito a suas atividades produtivas.
Assim, são eliminadas as tarefas feitas mais de uma vez por falta de controle, a sobrecarga de funcionários e de departamentos, os gargalos produtivos e as atividades que voltam diversas vezes ao ponto inicial antes de serem concluídas, entre outros entraves.

Menos erros
Antonio Lucena, diretor da LB Produtos Eletrônicos, está implementando a gestão de processos na firma desde agosto. Hoje, por exemplo, sempre que um produto é identificado como defeituoso, a falha é imediatamente comunicada ao setor de engenharia por um sistema automatizado.
Se agora o processo é rápido e depende pouco da participação de funcionários, antes alguém tinha de deslocar-se, documentar o defeito e informá-lo ao setor responsável, tarefas que gastavam um tempo valioso.
A primeira vantagem é o ganho em agilidade. "Em uma empresa enxuta, qualquer tempo perdido representa muito prejuízo", justifica Lucena.
Há outros benefícios também, segundo o empresário. No exemplo do processo de controle de qualidade, o índice de peças defeituosas no mercado caiu de 4% para 1%.
O total investido -R$ 40 mil, incluindo o apoio de consultores e o desenvolvimento de um software de gestão- deve ser recuperado em até um ano, segundo estimativas da firma.
Entre os possíveis frutos da prática de gerir bem as atividades da empresa, André Macieira, sócio-diretor da consultoria ELO Group, destaca a possibilidade de sanar sintomas negativos identificados na firma.
São exemplos as dificuldades em encontrar informações, a pouca capacidade de alocar recursos humanos, a falta de padronização, os atrasos e a queda na produtividade.
O primeiro passo para empresários que desejam adotar a gestão de processos é identificar quais são eles.
"Os processos já existem, só precisam ser melhorados e gerenciados", afirma Gart Capote, presidente da Association of Business Process Management Professionals Brasil, que representa os profissionais de gestão de processos no país.


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