São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008


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Estudo aponta que 81% das firmas no Brasil documentam suas atividades

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se nem todas as empresas aderiram ao modelo de gestão por processos que foi desenvolvido na década de 90 -organizar a empresa por processos, e não por setores-, boa parte delas formaliza suas atividades de alguma maneira.
É o que aponta o estudo "Benchmarking de Gestão de Processos", realizado pela consultoria Compass e obtido com exclusividade pela Folha. De abril a agosto, foram ouvidas 52 empresas de diversos portes.
O levantamento aponta que 81% das empresas ouvidas documentam seus processos em manuais impressos ou em fluxogramas, por exemplo.
Aqueles que formalizam seus processos têm ganhos na eficiência (31%), na visão sistêmica da organização (31%), na medição do desempenho (14%), na diminuição dos riscos (11%) e na melhor divisão das tarefas (11%).
As modificações foram feitas na eliminação ou na redução de sobrecarga (19%), de atividades sem conclusão (18%), de gargalos (15%), de tarefas repetidas (11%) e de retrabalhos para correção de erros (11%).
Nas duas questões, era possível apontar mais de uma opção.


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