São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO EM CONSTRUÇÃO

PLANO DE VÔO

Encare o planejamento estratégico para 2008 não como algo complexo, mas como um plano de vôo que sai de um ponto, sua situação hoje, para outro, no final de 2008

1) Para analisar a situação atual, faça um quadro de duas colunas. Na primeira, faça uma lista de acertos da sua empresa em 2007. E, na outra, os erros. Envolva sócios e funcionários: sua percepção pode estar errada

2) Se os acertos forem maiores do que os erros, provavelmente seu negócio foi bem em 2007; o inverso também é verdadeiro. Se teve poucos erros, ou seu negócio foi muito bem, ou você arriscou pouco. Se não consegue citar erros ou acertos, você demonstra pouco conhecimento da sua empresa

3) Faça uma nova tabela com duas colunas. Na primeira, liste as oportunidades de desenvolvimento do seu negócio para os próximos anos e, na outra coluna, faça uma lista de ameaças que podem atrapalhar sua empresa em 2008 em diante

4) Comece a lista de oportunidades com a lista de erros cometidos em 2007. Propor soluções para eles e não cometê-los novamente são ótimas oportunidades de melhorias

5) A principal oportunidade para 2008 deve ser o aumento do desempenho do seu negócio, já que o contexto tende a ser favorável para o crescimento das empresas

6) Hora de começar seu plano de vôo para 2008. Ele começa com uma pergunta simples (e difícil de responder): "Como estará o meu negócio no final de 2008?"

7) Defina metas de desempenho como melhorias no resultado financeiro e do negócio como um todo

8) Vislumbre as ações que serão tomadas para que as metas sejam alcançadas, assim como quando cada ação será executada durante o ano

Check-list do planejamento

Clientes
É preciso conhecer muito bem qual o perfil de seus clientes para poder realizar um planejamento eficiente. Os empresários podem conseguir informações de potencial de consumo em banco de dados de entidades como o Sebrae e o IBGE

Comunicação
No caso de ter empresas como clientes, verifique quem é o decisor da compra e quem irá pagar a conta, para definir as estratégias de comunicação para cada grupo

Controle
Planejamento sem controle não funciona. Com a facilidade de acesso à informática, não há desculpa para não ter o orçamento em uma planilha eletrônica e assim entender como ele está sendo executado mês a mês. Acompanhe receitas e custos. Assim, é possível prever as variações de sazonalidade

Exportação
Se a meta é exportar a produção, o empresário deve planejar participação em feiras e missões internacionais para entrar em contato com os mercados estrangeiros. Instituições como a Apex Brasil e a Fiesp podem dar orientações aos interessados

Feiras
Para ajudar a formular as estratégias, a recomendação é que os empresários freqüentem feiras do segmento no qual atuam e observem como se comporta a concorrência e as empresas de outras áreas. Participação efetiva em entidades representativas e ajuda de consultorias também são válidas

Fluxo de caixa
É importante no planejamento de curto prazo fazer um controle rigoroso da previsão dos recebimentos e dos pagamentos. Ao conceder crédito aos consumidores, é preciso levar em conta de que o dinheiro levará um tempo para entrar no caixa

Provisões
Inclua na análise estratégica provisões de recursos para certos tipos de pagamento, como tributos que incidem no início do ano


Fontes: Associação Comercial de São Paulo, E.R.A Consultoria, ESPM, IBMEC São Paulo, Instituto Endeavor Brasil, FIA, Fiesp, Fipecafi, FGV-EAESP, Sebrae


Texto Anterior: Traçar metas é estratégia para crescer
Próximo Texto: Gestão: Festa deve priorizar a funcionários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.