São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010


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Gestão digital mapeia negócio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Passeando pela rua, o futuro cliente quer comprar meias pretas. Pelo celular, ele inicia a busca na internet. O programa então localiza a rua em que ele está e acessa os estoques da vizinhança para saber onde há disponibilidade do produto.
A cena, imaginada por Felix Ximenes, da Google Brasil, alia o conceito de geomarketing à alta digitalização que as pequenas devem viver até 2020.
O uso de programas mais eficientes de gestão de estoque, sejam eles contratados como um serviço on-line, sejam instalados nas máquinas, possibilitará a situação acima.
Mas, além do aspecto da integração, os pequenos empresários vão adotar as práticas de gestão atualmente mais associadas às grandes empresas, como o uso de softwares de inteligência de negócios, aponta Luis Banhara, da Microsoft.
Com programas dessa natureza, o empresário terá acesso a dados que vão lhe permitir calcular melhor o preço e otimizar a produtividade, exemplifica.

Comércio facilitado
Além de ser localizado facilmente pelo cliente próximo ao ponto de venda, o empresário vai também poder vender para quem está muito longe.
Isso porque tecnologias de tradução automática já estão em pleno desenvolvimento, tanto para voz como para texto. "Já testamos tradução automática de conversas por telefone", diz Ximenes. Assim, um brasileiro poderá ouvir, em português, a resposta que um iraniano deu em persa.


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