São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros

Varejista deve ter conexão direta e pessoal com cliente

Para especialistas, produto importa menos que conceito

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A experiência da rede de cafeterias Starbucks tem despertado a atenção do mercado editorial. Analistas de mercado, consultores e professores de negócios se debruçam sobre a história da empresa para descobrir as estratégias que levaram a marca a passar de uma loja em 1971 para as atuais 11 mil.
Utilizando os princípios que nortearam a expansão da companhia, Arthur Rubinfeld, que foi um dos vice-presidentes-executivos da Starbucks, ensina aos empresários os principais segredos para investir no mercado varejista.
Em "Feito para Crescer", escrito em parceria com o diretor de desenvolvimento de negócios e marketing internacional da Microsoft, Collins Hemingway, Rubinfeld traz um roteiro repleto de anotações pessoais, dirigido a empresários "corajosos e apaixonados" pelo varejo.
"O produto não importa; o que importa é amar o conceito.
Se você não ama o varejo, fique fora dele", defendem os autores. Para eles, sem comprometimento, empreendedor, empregados e consumidores "se sentirão vazios".
A lucratividade é um dos temas abordados, mas não o prioritário. Para os especialistas, o mais importante é oferecer um "valor" ao consumidor.
Rubinfeld e Hemingway encorajam o varejista a criar "locais de encontros com um toque de emoção". As atribuições desse empresário incluem criar ou redefinir um conceito, dar a ele um elemento de alto contato com o consumidor e produzir uma experiência íntima.
Os autores concluem que, para liderar o mercado, "o futuro varejista não deve fazer planos modestos". Segundo eles, é necessário ter conexão direta e pessoal com o cliente, disposição constante para inovar e "idealizar seu conceito da melhor maneira possível".


Feito para Crescer
ARTHUR RUBINFELD E COLLINS HEMINGWAY
Editora:
Bookman/Wharton School Publishing; Quanto: R$ 63,90 (352 págs.)

Avaliação:     


Texto Anterior: Eventos: País terá 120 paradas até setembro
Próximo Texto: Mais fortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.