|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Livros
Varejista deve ter conexão direta e pessoal com cliente
Para especialistas, produto importa menos que conceito
ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A experiência da rede de cafeterias Starbucks tem despertado a atenção do mercado editorial.
Analistas de mercado, consultores e professores de negócios se debruçam sobre a
história da empresa para descobrir as estratégias que levaram a marca a passar de uma loja em
1971 para as atuais 11 mil.
Utilizando os princípios que
nortearam a expansão da companhia, Arthur Rubinfeld, que foi um dos
vice-presidentes-executivos da Starbucks, ensina aos empresários os principais
segredos para investir no mercado varejista.
Em "Feito para Crescer", escrito em parceria com o diretor
de desenvolvimento de negócios e marketing internacional
da Microsoft, Collins Hemingway, Rubinfeld traz um roteiro
repleto de anotações pessoais,
dirigido a empresários "corajosos e apaixonados" pelo varejo.
"O produto não importa; o
que importa é amar o conceito.
Se você não ama o varejo, fique
fora dele", defendem os autores. Para eles, sem comprometimento, empreendedor,
empregados e consumidores
"se sentirão vazios".
A lucratividade é um dos temas abordados, mas não o prioritário. Para os especialistas,
o mais importante é oferecer
um "valor" ao consumidor.
Rubinfeld e Hemingway encorajam o varejista a criar "locais de encontros com um toque de emoção". As atribuições desse empresário incluem criar
ou redefinir um conceito, dar a
ele um elemento de alto contato com o consumidor e produzir uma experiência íntima.
Os autores concluem que, para liderar o mercado, "o futuro
varejista não deve fazer planos
modestos". Segundo eles, é necessário ter conexão direta e
pessoal com o cliente, disposição constante para inovar e
"idealizar seu conceito da melhor maneira possível".
Feito para Crescer
ARTHUR RUBINFELD E COLLINS HEMINGWAY
Editora: Bookman/Wharton School
Publishing; Quanto: R$ 63,90 (352 págs.)
Avaliação:
Texto Anterior: Eventos: País terá 120 paradas até setembro Próximo Texto: Mais fortes Índice
|