São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008


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Conhecer negócio é requisito para aplicar técnicas de obras

Exemplos de empresas de grande porte pedem cautela de pequeno
28, sócia da Max Promo, lê obras da sua área

IGOR GIANNASI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conhecimento é um capital que faz toda a diferença para melhorar um negócio. Uma das fontes são os diversos títulos lançados no mercado com a missão de orientar os empresários a aperfeiçoar a gestão. Nessa pilha de livros, a primeira dica de consultores para identificar aquele realmente capaz de trazer benefícios é simples: folhear a obra. Com a leitura da orelha do livro e de algumas páginas, o empresário pode avaliar se o conteúdo serve à sua necessidade. "Para isso, tem de conhecer o próprio negócio e saber do que precisa", ressalta Conceição Pereira Barbosa, coordenadora didática do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Mackenzie. Como muitas obras referem-se a empresas de grande porte, o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Antonio Carlos de Matos sugere bom senso ao aplicar as técnicas em uma firma menor. Segundo ele, uma pequena empresa não precisa definir sua missão -conceito preconizado pelos livros-, já que o dono está sempre presente.

Quem escreve?
Antes de investir em um livro, convém também saber quem é o autor e se a obra baseou-se em dados concretos, salienta Paulo Veras, diretor-geral da Endeavor. Outra dica é fugir de modismos e soluções rápidas. "O brasileiro sempre espera uma receita pronta", critica Carlos Faccina, chanceler da BSP (Business School São Paulo). Sem muito tempo livre, Fábio Shoel, dono da loja de roupas Guelt, concentra-se nos livros mais específicos. "Prefiro os mais diretos, como os de técnicas de negociação e de como vender mais", aponta ele.


Colaborou MARIA CAROLINA NOMURA , da Reportagem Local

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