São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004


Texto Anterior | Índice

ESTRATÉGIA

Degustação provoca o consumo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A degustação de produtos estimula a fome de consumir, dá sabor especial ao ponto-de-venda e aumenta as vendas em até 20%, segundo especialistas.
"É uma das formas mais eficientes de abordagem no ponto-de-venda. O objetivo é aproximar o consumidor do produto desconhecido", afirma o diretor comercial Sérgio Carvalho, da DR Marketing.
Para ele, ações de degustação podem ser vitais para empresas de pequeno e médio porte. O recurso serve tanto para novos produtos, especialmente os mais caros e sofisticados, como para marcas conhecidas.
Uma pequena ponta nos corredores de um supermercado custa de R$ 2.000 a R$ 3.000 por mês. Há ainda gastos com seleção e salários de promotores e supervisores, cuidados com aparência e higiene, além do material degustado.
Impossível para o microempresário? Joana Dias, 25, e Francisco Sarmentos, 37, consultores de marketing, dizem que não. A dupla promove neste mês no restaurante Terra à Vista, em São Paulo, a degustação de produtos alentejanos como vinhos, queijos e azeites -todos de pequenos produtores. A promoção é feita em conjunto.
Já a rede Hortifruti contrata profissionais para cuidar da degustação. A promotora Roberta Pereira Silva, 25, trabalha todos os dias. "É preciso ser simpática, deixar tudo limpo e organizado, cortar as frutas direitinho", afirma. "O resultado é garantido", relata a gerente da unidade Santo Amaro, Elizandra Travezani, 30. Ela confirma o aumento das vendas. "Os produtos degustados no dia têm a venda triplicada."(GIOVANNY GEROLLA)

Texto Anterior: Varejo precisa de sortimento calculado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.