São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004


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Varejo precisa de sortimento calculado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Definir o perfil do consumidor e investir na variedade de produtos aos quais ele está acostumado a comprar é um dos segredos para evitar a falta de mercadorias nas prateleiras e fidelizar o cliente.
"Se o pequeno varejista estipula um sortimento muito grande de produtos e não os têm sempre para oferecer, ele terá como penalidade a infidelidade do consumidor, que pode ir para o concorrente", revela Claudio Czapski, da Associação ECR.
Depois de reduzir em 30% a variedade que tinha em sua loja em Barra Mansa (RJ), Geraldo Aniceto, proprietário do supermercado São Sebastião, viu suas vendas aumentarem em 20%.
"O pequeno comerciante não sabe definir os produtos que deve ter na loja. Ainda compra de fornecedor porque é amigo e entope as prateleiras com produtos que não vai vender. A gôndola não estica, a mercadoria sobra, e o cliente some", afirma.
Feita a seleção, Aniceto gerenciou o material dividindo o estoque da loja e do depósito. "Antes eu nem sabia o que estava faltando. Só descobria na hora em que o fornecedor chegava."(AR)

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