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Varejo precisa de sortimento calculado
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Definir o perfil do consumidor
e investir na variedade de produtos aos quais ele está acostumado
a comprar é um dos segredos para
evitar a falta de mercadorias nas
prateleiras e fidelizar o cliente.
"Se o pequeno varejista estipula
um sortimento muito grande de
produtos e não os têm sempre para oferecer, ele terá como penalidade a infidelidade do consumidor, que pode ir para o concorrente", revela Claudio Czapski, da
Associação ECR.
Depois de reduzir em 30% a variedade que tinha em sua loja em
Barra Mansa (RJ), Geraldo Aniceto, proprietário do supermercado
São Sebastião, viu suas vendas aumentarem em 20%.
"O pequeno comerciante não
sabe definir os produtos que deve
ter na loja. Ainda compra de fornecedor porque é amigo e entope
as prateleiras com produtos que
não vai vender. A gôndola não estica, a mercadoria sobra, e o cliente some", afirma.
Feita a seleção, Aniceto gerenciou o material dividindo o estoque da loja e do depósito. "Antes
eu nem sabia o que estava faltando. Só descobria na hora em que o
fornecedor chegava."(AR)
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