São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEIRAS

Participação de marcas menores dobrou em três anos; evento começa na terça

Pequenas já firmam pé na Couromoda

Fernando Moraes/Folha Imagem
Criadores de gado, Chitãozinho e Xororó vão franquear sua casa de carnes


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cresceu a participação das micro e pequenas empresas na Couromoda (31ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro), evento que acontece de terça a sexta, das 10h às 19h, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Na edição de 2004, as empresas de pequeno porte representam cerca de 60% do número de expositores -900. Há três anos, a participação era de 30%.
Segundo os organizadores do evento, que terá expositores de 15 Estados brasileiros, além de oito participantes estrangeiros (vindos de locais como China, EUA, Itália, Turquia, Uruguai e Hong Kong), a tendência do mercado de calçados brasileiro (o terceiro do mundo, atrás da China e da Índia) é fabricar sapatos finos com maior valor agregado, para concorrer nos mercados nacional e internacional em fatias diferentes daquelas em que tem atuado.
Na faixa dos produtos que são comericalizados por um valor mais baixo, a concorrência com a China tem deixado os fabricantes brasileiros de calçados em uma situação desfavorável.
O setor cresceu somente 7% em 2003, contra cerca de 20% da média de crescimento nacional. Já o setor de componentes para calçados tem mais motivos para comemorar: suas exportações cresceram 20% no ano passado.
Como acontece em todos os anos, os maiores estandes da feira serão os de grandes marcas de calçados, que usam o evento para o lançamento de seus produtos. Os organizadores da Couromoda esperam cerca de 55 mil visitantes (www.couromoda.com.br).

Moda
Na hora de orientar as compras para a estação, os especialistas avisam que a temporada foi buscar inspirações no passado.
Charleston, pop art, glam punk e esporte chic são, segundo o designer de calçados Jorge Bischoff, as influências para os modelos das botas femininas de cano longo, que retornam com saltos dos mais variados tamanhos, costuradas em tweed, verniz show e stretch. Ele destaca ainda o uso de solas coloridas e emborrachadas.
Para os calçados masculinos, a tendência continua a ser o conforto e a flexibilidade, muitas vezes utilizando materiais exóticos, como os couros de avestruz e de carneiro. Entre as novidades, está até mesmo um sapato tatuado, que também pode receber piercings, caso agrade ao freguês. (BL)


Texto Anterior: Sociedade é outra opção de famosos
Próximo Texto: Semana terá outras feiras de moda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.