São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propostas visam ampliar acesso a financiamentos

DA REDAÇÃO

Em uma tentativa de facilitar o acesso de pequenos empreendedores ao crédito, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) criou um grupo de trabalho específico.
Há várias propostas. Dentre elas, a formação de uma companhia de seguro de crédito, com o objetivo de oferecer garantias a instituições financeiras que concedam empréstimos aos empresários de pequeno porte.
"A escassez de linhas de crédito para esse tipo de empresa deve-se à falta de informação", afirma Mauro Arruda, consultor e coordenador do grupo de trabalho de crédito. "Para reduzir isso, uma outra proposta é complementar as informações da Central de Riscos do Banco Central, destacando dados positivos dos bons pagadores, não só os negativos."
Incentivar o agrupamento de empresas em cooperativas ou em fundos de crédito também faz parte das medidas sugeridas.
"Juntar forças facilita chegar a agências de fomento ou a bancos comerciais. E, principalmente no caso do fundo, o objetivo é capitalizar a empresa", diz Arruda.
As propostas foram apresentadas ao Banco Central na última semana. "Devemos implantar a maior parte das medidas ainda neste ano", prevê.



Texto Anterior: Importação: Reduzir margem de lucro ajuda a segurar clientes
Próximo Texto: Gestão: Embalagem atraente valoriza o conteúdo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.