São Paulo, domingo, 13 de março de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grandes companhias passam a exigir atestado de fornecedores

DE SÃO PAULO

Grande parte das micros e pequenas empresas busca a certificação por um motivo cada vez mais frequente: a exigência dos clientes.
Segundo Daniel Gularte, gerente comercial da certificadora TÜV Rheinland do Brasil, as grandes querem ter certeza de que o produtos que estão comprando são de qualidade e serão entregues na data combinada.
Para atender aos requisitos da mineradora Vale e da empresa de logística MRS, Clério José Ribeiro Pena, 51, dono da Anéis Workpress (de anéis para motores), está em busca da certificação.
"Cheguei a perder clientes porque não tinha ISO", diz. Ele conta que não pôde finalizar o cadastro e participar da concorrência para prestar serviços para a Petrobras, devido à falta de certificação.
Há oito meses no processo, Pena não conseguiu implementar metade das mudanças exigidas. Para o empresário, alterações como organização de material são burocráticas. O gasto, completa, é "desnecessário" -cerca de R$ 10 mil foram investidos.
"A certificação não influi na qualidade do trabalho."


Texto Anterior: Padronização leva até um ano
Próximo Texto: Parcelamento: BNDES dá crédito para financiamento de certificação ISO
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.