São Paulo, domingo, 14 de novembro de 2010


Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Embalagens se dividem para crescer

Questões ambientais e consumidor solitário são novos focos do setor

Patricia Stavis/Folhapress
Marcelo Beyruti segura as embalagens das tortas Mr.Bey

MARCOS DE VASCONCELLOS

DE SÃO PAULO

Com o rótulo da preocupação ambiental cada vez mais evidente entre os clientes, o mercado brasileiro de embalagens se reformula e deve crescer 14% neste ano.
O aquecimento segue na esteira do primeiro semestre, quando o setor teve produção 16% maior do que no período equivalente em 2009, segundo pesquisa da FGV-RJ (Fundação Getulio Vargas) com a Abre (Associação Brasileira de Embalagens).
A indústria pegou carona no bom desempenho da economia nacional e agora investe na procura de novos materiais, menos agressivos à natureza, e de novas formas de oferecer produtos.
Nessa última prateleira, destacam-se as porções individuais. Mais práticas e projetadas para evitar desperdício, ganharam a atenção de consumidores e empresas, como a Alibey, de alimentos.
No ano passado, a fabricante de tortas holandesas criou embalagem com seis porções individuais, que antes eram vendidas inteiras.
Sem fazer campanha de marketing nem veiculação na mídia, viu a venda dos produtos aumentar 27%.
A divisão em porções individuais, diz Marcelo Beyruti, diretor da Alibey, agregou valor à sobremesa por causa da praticidade. "A nova embalagem também diz o que é o produto de forma rápida, com fotos e textos."
As porções menores servem sobretudo a dois tipos de consumidor, analisa Gilberto Strunck, membro do conselho consultivo da Popai Brasil (assessoria de marketing no ponto de venda): aqueles que moram sozinhos e os com menor renda.
"Temos uma quantidade enorme de pessoas que an-tes moravam em grupos e agora estão sozinhas, uma juventude que preferiu não se casar e pessoas mais velhas que se separaram."
Já os mais pobres, diz, compram menores quantidade para não deixar de consumir a marca que preferem, embora seja mais cara.


Próximo Texto: Material reciclado é tendência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.