São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011


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Projeto orienta sobre direito, marketing e atendimento

DE SÃO PAULO

Para auxiliar pequenos lojistas a vencerem a concorrência de grandes redes varejistas, o Sebrae realizou, no ano passado, um projeto-piloto no Shopping Taboão, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
No programa, foram analisadas as particularidades de cada loja e sugeridas melhorias tanto no contato com clientes quanto na divulgação da marca no mercado.
Segundo Lilian Piva, coordenadora de marketing do shopping, os treinamentos foram preparados a partir da demanda elaborada pela associação de lojistas.
"As maiores carências levantadas estavam ligadas a direito do consumidor, estratégia de marketing e atendimento ao cliente", lista.
Apesar de aberto a todos os lojistas, Piva afirma que mais da metade dos participantes vieram de lojas independentes, não franqueadas. "Eles aprenderam a organizar vitrines, oferecer descontos e até elaborar panfletos."
Após participar do curso, a empresária Regina Tânia do Amaral, 45, dona da loja de roupas Lily Blu, fez duas alterações: mudou a localização dos provadores e a exposição de peças na vitrine.
"Mostraram o caminho que devíamos seguir para continuar no mercado, mesmo diante da concorrência das grandes redes de vestuário", destaca Amaral, que possui a loja desde 2008.
Segundo o Sebrae, a expectativa é que o projeto seja implantado em outros shoppings voltados para a classe média de São Paulo em 2011.


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