São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011


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Metade dos clientes paga em 1 mês

Carta de empresa para lembrar consumidor da dívida é eficaz em 20% dos casos, diz analista

DE SÃO PAULO

O número de atrasos no pagamento tem crescido, mas o tempo de espera para receber o que é devido apresenta redução nos últimos meses. Segundo levantamento da empresa de análise de crédito Serasa Experian, o percentual de clientes que ficaram inadimplentes por mais de um mês passou de 60% em janeiro para 53% em maio.
Um dos estímulos para que os consumidores paguem as contas são cartas das empresas com propostas de renegociação do débito, segundo Sandra Fiorentino, consultora do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Cerca de 20% dos casos costumam dar resultado, afirma ela.
Somente depois disso é que o empreendedor deve pensar em acionar os sistemas de proteção ao crédito.
Este é o último recurso do dono da Infobel, de artigos de informática, Paulo Garcia, 51.
O empresário tem como principais clientes outros negócios de pequeno porte e afirma recorrer ao "nome sujo" só depois de ter esgotado as chances de negociação. "Quando uma companhia passa por dificuldade, é melhor conciliar e estipular novos prazos, pois ela paga assim que a situação melhora."
Garcia diz "entender" quem está do outro lado do balcão e, por isso, evita negativar o cliente em instituições de proteção ao crédito.

QUEDA NAS VENDAS
Mesmo sem ter sistema de análise de crédito e aceitando pagamentos em cheques e notas promissórias, a empreendedora Valdeci dos Santos, 48, que vende roupas femininas, diz nunca ter tido problema de inadimplência.
Ultimamente, porém, tem sentido forte queda nas vendas. "Meus clientes dizem que querem quitar as dívidas antes de comprar comigo."


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