São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIÃO

Cooperativas se aglutinam para exportar acessórios via internet

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para concretizar seu maior sonho, o de começar a exportar, a artesã Eva Eli Kuffner, 64, presidente da Lã Pura, em São Borja (RS), trilhou o caminho do apoio governamental.
Ela e outras artesãs de 12 Estados foram capacitadas por um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário para negociar diretamente com os compradores no exterior.
O canal de vendas é a Cooperunica, cooperativa de 15 outras cooperativas e associações. Por meio de um catálogo coletivo e de um site, os produtos são ofertados pela internet.
"O cliente agora tem como fazer uma compra das cooperativas juntas", afirma Kuffner.
Outra cooperativa de olho no mercado externo, a Cooper Cambucy nasceu de uma fruta da mata atlântica, o cambuci.
Em Rio Grande da Serra (SP), 24 produtores resolveram colocar no mercado a Cachaça Cambucy. A cooperativa produz e comercializa em média 12 mil litros por ano da bebida, criada por tropeiros que misturavam a fruta à cachaça.
O grupo, que foi criado há três anos, decidiu montar uma cooperativa porque achou que o perfil do produto se enquadrava melhor nesse modelo.
Segundo Nancy Soares de Carvalho, 50, tesoureira da entidade, o objetivo principal é produzir algo que resgata o histórico cultural da comunidade. Agora, novas receitas com a fruta estão sendo recuperadas para produção em escala.


Texto Anterior: Nova rota: Agência nasce em escritório compartido
Próximo Texto: Ideia de ferro: Desgosto por passar roupa vira inovação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.