São Paulo, domingo, 19 de dezembro de 2010


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Empresários mudam foco para não perder mercado

Atender clientela diferente é estratégia para reverter queda de receita

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Perdas financeiras e redução de margem de lucro podem ser um sinal para que a empresa dê uma guinada.
Foi o que aconteceu com a Digisystem, prestadora de serviços de suporte para equipamentos de informática, que viu seu número de clientes cair em 2006.
A chave para continuar lucrativa foi mudar o foco para projetos e gestão de serviços de tecnologia da informação.
Com a estratégia, o faturamento aumentou de R$ 7 milhões, na época, para R$ 22 milhões em 2010, segundo o sócio Claudio Torck, 46.
De acordo com especialistas consultados pela Folha, a falta de visão de mercado e a pouca flexibilidade para mudanças são duas barreiras para que a empresa tenha bom posicionamento no mercado. A falta de controles financeiros rígidos também figura entre as principais falhas dos empresários.
Essa foi a razão que levou a Zoomp, de moda jovem, a enfrentar dificuldades entre 2007 e 2008. Sem caixa, a marca deixou de participar de importantes eventos de sua área na época.
"Gastava-se muito com fornecedores, havia a ideia de que isso garantia a qualidade", explica Carlos Valmer, um dos gestores.
Em março de 2009, foi decretada a falência da companhia, revertida em setembro do mesmo ano por ser considerada improcedente.

MENOS CREDORES
A tática para se reerguer incluiu um plano de recuperação judicial, apresentado aos mais de 700 credores.
Pelo projeto, que está em curso, houve redução de custos e do quadro de funcionários (de 450 para 170).
Os credores caíram para 300, e a venda da fábrica, que deve ser finalizada nos próximos meses, ajudará a quitar boa parte das dívidas.
A grife continuará com oito lojas próprias e seis franquias, mas o foco será o atacado, por multimarcas -hoje a Zoomp está em 550 delas e quer chegar a 800 em 2011.


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