São Paulo, domingo, 20 de março de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

União compra 27% a menos de pequenas empresas em 2010

DE SÃO PAULO

O número de pequenas empresas que participam de licitações do governo federal passou de 76 mil para 77,8 mil de 2009 a 2010. As compras de fornecedores desse porte, no entanto, tiveram uma redução de R$ 6,2 bilhões para R$ 4,5 bilhões -uma queda de 27,4%.
O gasto do governo com compras está sujeito às oscilações de mercado e tende a reagir no sentido inverso -se a economia está aquecida, o gasto governamental é reduzido.
O gerente de Políticas Públicas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Bruno Quick, afirma que o aquecimento do mercado no ano passado fez com que as pequenas fornecedoras preferissem fazer negócios com a iniciativa privada.
"O setor privado é mais ágil, e o empresário consegue eventualmente estabelecer preços com margem maior. Em épocas de crise, como em 2008 e 2009, o mercado interno encolhe, e o governo atua aumentando o número de contratos", esclarece o especialista.
Segundo Quick, o segmento de licitações pode ser visto como "um espaço de crescimento" para as micro e pequenas empresas.


Texto Anterior: Legalidade de robô é polêmica
Próximo Texto: Lance automático faz lucro despencar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.