São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010


Próximo Texto | Índice

Cidades de serra querem turismo de 4 estações

Esforço conjunto visa reduzir sazonalidade de visitantes e empresários

BRUNA BORGES
ENVIADA ESPECIAL À SERRA DA MANTIQUEIRA

A chegada do frio ao Sudeste desperta não só em turistas a vontade de subir a serra. Muitos empresários pegam a estrada de olho nas oportunidades de inverno.
A expectativa deste ano, contudo, é que alguns deles não desfaçam as caixas re-gistradoras assim que a temperatura voltar a subir.
Para atrair visitantes nas quatro estações, as prefeituras de Campos do Jordão e do entorno investem há cinco anos em um projeto de fortalecimento do Circuito Turístico da Serra da Mantiqueira.
Os resultados começam a ser sentidos: houve crescimento de 145% do número de atrativos nessas cidades, segundo os municípios.
Em parceria com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as prefeituras das sete cidades do circuito turístico e o CJRC&VB (Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau) investem agora no aprimoramento dos serviços oferecidos.
Nos hotéis e pousadas, um catálogo -que terá versão ajuda on-line a partir de agosto- ajuda na criação de roteiros personalizados.
Também há mais oferta de infraestrutura para eventos.
Por acreditar no potencial lucrativo das cidades serranas, a artesã Débora Mascarenhas começou a vender há 13 anos em um pequeno quiosque chás produzidos em sua fazenda, em Santo Antônio do Pinhal.
Aos poucos, construiu a estrutura da casa de chás e ampliou o "mix" de produtos. Hoje, colhe os frutos das mudanças recentes. "Houve aumento expressivo de clientes nos últimos três anos."


Próximo Texto: Eventos aquecem oportunidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.