São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010


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Torpedo e chat são opção para ampliar atendimento

Micro e pequenas empresas usam serviços de internet e celular para fidelizar clientes e aprimorar o contato

ANDRÉ LOBATO
DE SÃO PAULO

Apesar de ainda caro -seu custo mensal pode passar de R$ 1.000-, o atendimento por chat e torpedo chegou às micro e pequenas empresas.
Os motivos dessa tendência, opinam empresários, são o aprimoramento da experiência de atendimento e a fidelização de clientes.
Para quem pretende aderir às novas formas de interação com os fregueses, é fundamental manter o padrão de atendimento e garantir que a equipe esteja treinada.
"Encontrar uma boa empresa [fornecedora de serviços] é essencial", acrescenta Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, que envia torpedos aos clientes na hora em que os arranjos são entregues.
O contato instantâneo para resolver a ansiedade do freguês também é um ponto-chave para Natan Sztamsatar, diretor da Port Casa, que vende roupas de cama, mesa e banho pela internet.
Ele usa um programa de chat para atender quem visita seu site. "Os clientes sentem que há alguém olhando por eles, que a loja existe."
Uma dificuldade foi a falta de mão de obra qualificada para o bate-papo virtual. "É mais difícil de encontrar esses funcionários do que para atender por telefone."
Nesses casos, orienta Marcelo Pugliesi, diretor da Direct Talk, de programas de atendimento ao consumidor, uma opção é o próprio sócio fazer esse atendimento.


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