São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002


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PROVA DE FOGO

Consultorias especializadas vasculham empresas para localizar os erros que causam prejuízo

Check-up ajuda a sair do vermelho

TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Caixa sempre no vermelho, funcionários com produtividade em baixa, produto sem aceitação no mercado. Se a sua empresa apresenta algum desses sintomas, é hora de fazer um check-up.
Assim como a saúde humana, o funcionamento do negócio deve estar sob cuidados constantes, a fim de evitar consequências que vão desde prejuízos inesperados até falência. Recorrer à ajuda de consultorias especializadas é o caminho para diagnosticar o quadro e tentar revertê-lo.
O serviço é oferecido por especialistas em contabilidade, recursos humanos, marketing ou advocacia, por exemplo. Há até mesmo quem faça investigação de fraudes e desvio de recursos.
A idéia é detectar e corrigir falhas no processo produtivo, deficiências na estratégia de marketing e limitações do atendimento, alguns dos fatores que afastam as empresas do resultado desejado.
O investimento mínimo é de R$ 1.000, para uma revisão de tesouraria, podendo chegar à casa dos R$ 500 mil, para elaboração de um projeto informatizado de marketing de relacionamento.
Os projetos executados vão da reorganização da contabilidade à implantação de novas tecnologias, passando por medidas simples de redução de custos, como substituir cartuchos de impressão coloridos por preto-e-branco.
"Desorganização financeira é o maior vilão das pequenas e médias empresas", ressalta Anderson Hernandes, 28, da Hernandes Serviços Empresariais.

Crise
"Muitos empresários estão atribuindo suas dificuldades atuais à crise econômica, mas ela só catalisou fatores negativos. Quando a economia enfrenta turbulências, quem está bem fica mal, e quem está mal quebra", comenta João Antônio Mattei, 41, diretor-executivo da NBS Consulting.
"O sucesso do negócio depende muito do equilíbrio entre receita e despesa, do poder de atração sobre a clientela e do bom uso de recursos humanos e tecnológicos", diz Mírian Bretzker, diretora da Bretzker Consultoria e doutora em marketing de relacionamento.



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