São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002


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Sem mudança de hábito, consultoria não ajuda

DA REPORTAGEM LOCAL

Se a opção por um check-up é o caminho para reduzir as dificuldades do negócio, a guinada definitiva depende também de outros elementos, como treinamento de pessoal e mudança de cultura.
"Uma empresa que vivencia uma situação de fraude após crescer de forma desordenada precisa reeducar seus funcionários a não pensar que é fácil roubar", ilustra Marcelo Alcides Gomes, 39, diretor da GBE Peritos, especializada em investigação de fraudes.
Para Ricardo Rodil, 56, diretor da Villas Rodil Gorioux Faro, otimizar as finanças vai além de elaborar um projeto que proporcione o equilíbrio entre faturamento e despesas.
"O empresário precisa perceber que os registros de contabilidade oferecem informações importantes para conhecer melhor o negócio. Para tanto, uma cultura de controle deve ser difundida na companhia", diz o especialista.
Nos projetos com soluções tecnológicas, o treinamento do pessoal é outra premissa básica. "O sistema só é bem aproveitado se todos os usuários passarem por um processo intenso de familiarização", observa Mirian Bretzker, da Bretzker Consultoria.
Mudar as práticas de contratação a fim de evitar gastos com ações trabalhistas é outra política que encontra resistência.
"O uso indevido do contrato temporário é uma prática muito comum no mercado", diz a especialista em direito trabalhista Glauce Vistochi Santos, 30, da Freire Advogados & Associados.
"De acordo com a legislação, trabalho temporário só pode durar, no máximo, 180 dias. Passando disso, já é caracterizado vínculo empregatício. Manter essa informalidade é uma economia que pode custar caro no final."

Indefinição
A falta de definição de cargos e de responsabilidades, comum nas pequenas e médias empresas, é outra prática a ser combatida.
"As pessoas não devem trabalhar em esquema de mutirão, sem atribuições bem definidas", declara Frederico Eigenhier, consultor de recursos humanos.
Ele aponta ainda a inexistência de benefícios como outro obstáculo a ser superado. "Como a média empresa não possui muitos funcionários, é preciso conquistar os bons oferecendo, por exemplo, um plano de associação. Caso contrário, é grande o risco de perdê-los para os concorrentes maiores, comprometendo o bom funcionamento do processo."



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