São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto do IPT dá assistência grátis

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem trabalha com transformação de plásticos ou de borrachas e tratamento de superfícies, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) oferece serviço gratuito de consultoria que ajuda a otimizar a produção, reduzir índices de refugos e aumentar a produtividade.
O Prumo (Projeto de Unidades Móveis) tem como principal vantagem o atendimento no local, bastando solicitar uma equipe. Os consultores são enviados, no máximo, em 30 dias, segundo o IPT.
A empresa recebe a visita de técnicos especializados que acompanham o processo produtivo e elaboram um plano de otimização.
"A consultoria é prestada num total de 16 horas e proporciona desde o diagnóstico do problema até o treinamento de pessoal para aperfeiçoar os resultados", afirma Roberto Garcia, gerente operacional do projeto no instituto.
O Prumo é subsidiado por recursos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do próprio IPT, resultando em custo zero para os empresários interessados.
Hoje o projeto conta com três furgões equipados com maquinário para oferecer suporte técnico às pequenas empresas dos segmentos de plástico e de borracha. Até março de 2003, o número deve saltar para sete.
"Atualmente atendemos cerca de 300 empresas no Estado de São Paulo, o que é um número muito inferior a nossa capacidade", comenta Garcia.
Além de diagnosticar problemas e apontar possíveis soluções, o Prumo oferece orientações para quem deseja ingressar no mercado de exportações.



Texto Anterior: Consultor acha problema escondido
Próximo Texto: Onde procurar ajuda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.