São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário relata que havia algo errado, mas não era capaz de saber o que estava acontecendo

Consultor acha problema escondido

Fernando Moraes /Folha Imagem
PREVENÇÃO Mesmo sem enfrentar problemas evidentes, a Officenet investiu R$ 400 mil em um check-up para otimizar o atendimento; o resultado foi a melhora de 30% na produtividade


DA REPORTAGEM LOCAL

"Percebíamos que algo estava errado, mas não conseguíamos detectar o quê." A frase do gerente de operações da Refrasol -atuante no ramo de proteção passiva de estrutura para prevenção de incêndios-, Wesley Peixoto, 35, ilustra uma sensação comum aos empresários que não conseguem obter resultados.
Para tentar reverter o quadro, a empresa fez um check-up com a NBS Consulting, que apontou falhas como atrasos constantes nos prazos das obras, custo fixo alto e excesso de mão-de-obra.
O plano foi elaborado em seis semanas e priorizou, entre outras ações, a organização do fluxo de caixa e o controle de execução de serviços. "Foi preciso engajamento de toda a equipe", diz Peixoto.
Investir alto em um sistema informatizado para aprimorar o relacionamento com o cliente foi a opção escolhida pela Officenet, empresa que atua como fornecedora de materiais para escritório e faz mil entregas diariamente no Estado de São Paulo.
O projeto, desenvolvido pela Bretzker Consultoria, custou cerca de R$ 400 mil, levou três meses para ser elaborado e aumentou a produtividade dos vendedores em aproximadamente 30%.
"O índice de novos clientes cresceu 50%", relata o presidente Marcílio D'Amico Pousada, 39. As vendas são realizadas por uma central de atendimento na qual todos os vendedores utilizam a ferramenta da Bretzker.
"Com a solução, eles têm detalhes sobre cada comprador, e sabem, por exemplo, qual o melhor dia para realizar a venda e quais os produtos mais solicitados", esclarece Pousada.



Texto Anterior: Sem mudança de hábito, consultoria não ajuda
Próximo Texto: Projeto do IPT dá assistência grátis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.