São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LICENCIAMENTO

Chevrolet empresta o seu logotipo para empresas de outros setores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A General Motors do Brasil fez parceria com o agente de licenciamento Exim e lançou um programa para desenvolver produtos com a marca Chevrolet.
Empresas de vários setores -como alimentos, brinquedos, confecção e itens colecionáveis- e agências de propaganda podem usar o logotipo da companhia e os nomes de todos os modelos (como S10, Corsa ou Zafira) para aplicar em seus produtos.
Marcas clássicas de automóveis que pertencem ao grupo General Motors, como Cadillac, Corvette e Firebird, também estão liberadas.
Os royalties (porcentagem sobre as vendas) ficam entre 2% e 10%. O segmento de alimentos possui a menor taxação. Cigarro e bebidas estão proibidos de utilizar a marca.
Segundo Reynaldo Marchezini, diretor da Exim, os produtos precisam seguir o perfil do modelo do veículo. ""O nome da picape S10 é indicado para produtos relacionados a aventuras, como botas, confecções e acessórios."
O programa de licenciamento da marca GM foi iniciado nos EUA nos anos 80. Em 2001, o faturamento da marca no mercado americano alcançou US$ 2 bilhões em mais de 10 mil itens.
No Brasil, além das lojas de varejo, os artigos da marca vão ser comercializados em pontos próprios em fábricas e revendas. (ROSANGELA DE MOURA)

Exim - tel. 0/xx/11/3034-5450



Texto Anterior: Como chegar
Próximo Texto: Gestão: Clube promete auxílio a empresários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.