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feira do mês
Detalhes nos sapatos vão "fazer os pés" neste ano
Couromoda mostra coleções com inspirações no barroco e na França
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Ao trocar a choradeira sobre
os problemas na economia pela
reação, o setor calçadista passou a investir em três pilares:
nichos de mercado, design arrojado e distribuição interna.
Essa foi a tendência apresentada no maior evento da indústria de couro no país, a Couromoda, que aconteceu na semana passada em São Paulo.
"Uma das soluções encontradas [pelo setor] foi o crescimento do mercado interno.
A região Nordeste, por exemplo, teve o maior incremento
no consumo, de 12%. Muitas
pessoas de lá compraram mais
calçados em 2006 do que o
usual", destaca o presidente da
Couromoda, Francisco Santos.
Para Paulo Santana, diretor
de marketing da Azaléia, cada
indústria está focalizando seus
alvos estratégicos de mercado.
"Procuramos agora abastecer pequenas redes nacionais e
lojas multimarcas. Aproveitamos ainda o interesse internacional pela moda brasileira."
Da terra de Napoleão
Com a aposta no conceito urbano, a marca Arezzo estima
uma alta de 10% nas vendas.
"Bolsas grandes e escarpins estão de volta. As cortes francesas
de Maria Antonieta e Josefina
inspiraram modelos superdecorados, com correntes douradas, cetins e camurças", comenta Anderson Birman, proprietário da grife.
Um dos destaques da feira foi
a coleção da grife Claudina,
que, por meio de calçados que
valorizam o brilho, retrata uma
mulher "poderosa". As linhas
são ricas em detalhes -como
fivelas inspiradas na arte barroca brasileira.
Para a estilista da marca Patrícia Maranhão, "bolsa e sapato devem estar em primeiro
plano no visual e fazem a diferença no seu estilo". Veja, ao lado, algumas das novidades.
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