São Paulo, domingo, 21 de fevereiro de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MICROCRÉDITO NO AR

Salvador terá primeiro banco de microcrédito

Instituições estrangeiras do setor farão parcerias com entidades financeiras locais e focam Nordeste

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro banco de microcrédito do país se chamará AccessBank Brasil e terá Salvador como sua primeira praça de operação. A capital da Bahia foi escolhida dentro de uma estratégia maior de expansão pelo Nordeste, explica Bernd Zattler, diretor da AccessHolding.
As negociações com o Banco Central já começaram, e o plano de negócio estima que a inauguração do primeiro ponto ocorra no fim deste ano.
Após a instalação da matriz em Salvador, conta Zattler, o banco pretende continuar a expansão pelo Nordeste rumo a Fortaleza, no Ceará.
Ao final de cinco anos, o AccessBank Brasil planeja ter 50 mil clientes e uma carteira de crédito de 80 milhões (R$ 201,6 milhões, na conversão pelo câmbio de R$ 2,52).
"Escolhemos o Brasil porque o mercado de microcrédito local ainda tem muito potencial de desenvolvimento, está atrás de vários outros países da América Latina", explica.
Além do AccessBank, outras entidades de grande porte das microfinanças chegam ao Brasil neste ano, fazendo parcerias com entidades locais.
Entre elas está o MiBanco, que opera no Peru e é controlado pelo Grupo ACT.
A organização não-governamental americana Accion International também monta neste ano sua primeira operação de microcrédito no país. Focada na região Norte, espera ter 30 mil clientes nos primeiros anos de operação, explica Bettina Wittlinger de Lima, responsável pelo projeto.


Texto Anterior: Empreendedor em foco: Centro no MA deve ser a maior SCM do país
Próximo Texto: Empresa cria fundo para ajudar SCMs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.