São Paulo, domingo, 21 de março de 2004


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Feira "indoor"

O consumidor está no supermercado e, de repente, escuta o barulho de um sino e os gritos de um vendedor. Se, por alguns instantes, ele se sente em uma feira livre, não há motivo para susto: a idéia é justamente essa.
A iniciativa, adotada no setor de peixaria do hipermercado Extra, pode servir de inspiração para pequenos supermercados. De acordo com Regina Blessa, consultora especializada em pontos-de-venda, esse tipo de ação já virou tendência no setor.
"A proposta é trazer a feira livre para dentro dos supermercados", explica. Para Blessa, a venda -muitas vezes feita em quiosques montados dentro dos mercados- de produtos como caldo de cana, pamonhas e pastéis também é um sinal do fenômeno. "É um jeito de atrair o público que gosta de feira e encara isso como um lazer."
Segundo o Extra, o objetivo é chamar a atenção para áreas que costumam ficar no canto da loja, como a peixaria e o açougue. "O sino é só um dos elementos adotados", diz Sylvia Leão, diretora de gestão da categoria de perecíveis. "Em algumas lojas [nas mais populares], usamos buzinas e até forró." A peixaria é um dos setores do supermercado que mais registraram aumento nas vendas.
O objetivo, diz ela, é humanizar o atendimento, incentivando a integração entre clientes e funcionários, tal como ocorre nas feiras livres.
"Treinamos os peixeiros para cantar, animar a loja e dar dicas sobre nutrição e sobre formas de preparo. Na parte de frutas e legumes, chegamos a contratar feirantes para promover o que chamamos de "cantoria da feira". Estamos tendo muito sucesso."


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