São Paulo, domingo, 21 de março de 2004


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Logomarca é o primeiro passo para criar um cartão de visita

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O cartão de visita é fundamental em uma reunião de negócios. Estar sem um deles em mãos no primeiro encontro pode contar pontos negativos, afirmam os especialistas. Por isso a velocidade na entrega tornou-se um diferencial entre as gráficas, que chegam a atender pedidos de pequena tiragem em duas horas.
O primeiro passo para quem quer criar um cartão é desenvolver uma identidade visual (logotipo/logomarca) condizente com o posicionamento da empresa no mercado (remetendo para serviços e produtos que ela oferece).
Com a identidade visual formatada, a empresa ou o profissional liberal deverá definir os locais em que os logos serão impressos: cartão, papel de carta, envelope, fachada e brindes, por exemplo.
Os valores de criação variam muito no mercado, mas o critério é o número de horas gastas pelo profissional. A tabela da Associação dos Designers Gráficos sugere um valor a partir de R$ 4.000 para criação de identidade visual.

Cartão globalizado
Nos últimos anos, até mesmo o cartão de visita sofreu com os efeitos da globalização. Por essa razão, é preciso prestar atenção em detalhes práticos, como colocar o prefixo telefônico do país e da cidade antes do número do telefone comercial, ao fazer o pedido.
Dispor as informações em português na frente do cartão e em inglês no verso também tornou-se uma necessidade. Outra boa dica é adotar um papel com maior gramatura, para aumentar a vida útil do cartão.
Os profissionais de criação recomendam aos clientes que coloquem apenas as informações imprescindíveis no cartão para que não fique poluído demais. Endereço eletrônico, celular e telefone comercial não podem faltar. (ROSANGELA DE MOURA)


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