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Logomarca é o primeiro passo
para criar um cartão de visita
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O cartão de visita é fundamental em uma reunião de negócios.
Estar sem um deles em mãos no
primeiro encontro pode contar
pontos negativos, afirmam os especialistas. Por isso a velocidade
na entrega tornou-se um diferencial entre as gráficas, que chegam
a atender pedidos de pequena tiragem em duas horas.
O primeiro passo para quem
quer criar um cartão é desenvolver uma identidade visual (logotipo/logomarca) condizente com o
posicionamento da empresa no
mercado (remetendo para serviços e produtos que ela oferece).
Com a identidade visual formatada, a empresa ou o profissional
liberal deverá definir os locais em
que os logos serão impressos: cartão, papel de carta, envelope, fachada e brindes, por exemplo.
Os valores de criação variam
muito no mercado, mas o critério
é o número de horas gastas pelo
profissional. A tabela da Associação dos Designers Gráficos sugere
um valor a partir de R$ 4.000 para
criação de identidade visual.
Cartão globalizado
Nos últimos anos, até mesmo o
cartão de visita sofreu com os efeitos da globalização. Por essa razão, é preciso prestar atenção em
detalhes práticos, como colocar o
prefixo telefônico do país e da cidade antes do número do telefone
comercial, ao fazer o pedido.
Dispor as informações em português na frente do cartão e em
inglês no verso também tornou-se uma necessidade. Outra boa dica é adotar um papel com maior
gramatura, para aumentar a vida
útil do cartão.
Os profissionais de criação recomendam aos clientes que coloquem apenas as informações imprescindíveis no cartão para que
não fique poluído demais. Endereço eletrônico, celular e telefone
comercial não podem faltar.
(ROSANGELA DE MOURA)
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