São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004


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Primeiro impacto conquista clientela

Foco em decoração, iluminação e circulação pode render negócios a empresários, lojistas e médicos

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Quando o assunto é atrair bons negócios, há uma lista básica de pré-requisitos a serem atendidos: oferecer produtos de qualidade, atendimento de primeira linha, com credibilidade, além de caprichar na decoração. Isso mesmo, a primeira impressão em relação ao visual do escritório, da loja ou do consultório médico pode arrebatar ou distanciar de vez o cliente.
Segundo Mara Souza, 46, diretora do ambulatório de Psicologia do Hospital das Clínicas, a arquitetura pode, além de atrair clientes, beneficiar a produção dos funcionários, já que formas e cores mexem com as emoções. "Há uma satisfação em passar horas em um lugar quando existe a sensação de aconchego."
O primeiro conselho dos especialistas consultados pela Folha diz respeito à circulação: ambientes que recebem pessoas durante todo o horário comercial devem ter essa preocupação.
"É importante dar independência tanto para os funcionários do local, para que sigam a rotina normalmente, como para os visitantes, os clientes e os fornecedores, que não devem ficar aglomerados sem conforto nem se trombando no hall de entrada", afirma o arquiteto Luciano Graber, 50.
De acordo com Jordão Torres, 40, professor de arquitetura promocional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a circulação funcional tem de ser aplicada em qualquer local e para todos os tipos de consumidores. Torres ainda chama a atenção para uma nova tendência: corredores mais largos.
Segundo a norma que regulamenta a parte interna dos estabelecimentos comerciais, a largura mínima deles é de 1,50 m, espaço suficiente para a locomoção de usuários de cadeira de rodas. (LS)


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