São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004


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Boa circulação "prende" cliente em loja

Enquanto vitrine convida a entrar, araras e corredores amplos mantêm comprador entretido

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Organizar o espaço interno de uma loja é tão importante quanto montar uma vitrine, arrumar araras ou prateleiras. Mais área para circular é sinônimo de maior quantidade de produtos expostos e, conseqüentemente, de maior permanência do potencial comprador no local. "O cliente precisa de espaço para andar e avaliar o que vai comprar", explica o arquiteto Felippe Crescenti, 49.
A circulação no interior dos pontos comerciais é uma das principais preocupações dos profissionais ligados ao ramo. "O espaço faz a diferença no conforto e no resultado das vendas", afirma José Alves, 43, professor do curso de vitrine do Senac.
Um corredor que proporciona uma caminhada sem obstáculos no interior da loja deve ter pelo menos 1,50 m de largura.
Uma das principais mudanças no comportamento do cliente nos últimos anos, de acordo com Crescenti, foi a exigência por independência na hora das compras. Daí a necessidade de um amplo espaço para circulação. "O consumidor não gosta de ser abordado assim que entra na loja", declara o arquiteto.

Termômetro
A vitrine serve de termômetro para o lojista avaliar seus negócios. O resultado entre o tempo de exposição do produto e sua saída pode render dados para a criação de uma estratégia de marketing.
Como são a alma do negócio, elas devem ser atualizadas pelo menos uma vez por mês. Nos shoppings, a freqüência deve ser semanal, para manter o interesse dos habituês.
Lojas populares também costumam adotar o esquema semanal, como faz Maria do Rosário em seu comércio de moda jovem no bairro da Saúde, em São Paulo. "Troco uma peça ou outra do manequim para mostrar ao cliente que temos coisas novas."
A montagem da vitrine é um processo importante, que deve traduzir o estilo da loja e apresentar novas coleções e promoções.
As lojas de grife optam pela exposição do produto ícone da coleção, que apresenta o conceito da marca. "Essa peça merece respeito", diz Alves. (LS)


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