São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008


Texto Anterior | Índice

Programa nacional visa unir turismo e negócios

Entidades se aliam para divulgar tours em feiras do setor calçadista; evento em SP mostra roteiros

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Unir o útil (fechar contratos) ao agradável (fazer turismo) é a proposta do Cardápio de Negócios, fruto de parceria entre a Assintecal (associação de empresas de componentes para calçados) e órgãos ligados ao governo federal, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Ministério do Turismo.
O primeiro passo foi a criação de um roteiro no Vale dos Sinos (RS), voltado a compradores internacionais do setor calçadista que visitam anualmente a feira de componentes local.
O projeto deve ser ampliado para 20 APLs (Arranjos Produtivos Locais) em cidades como Belém (PA), Fortaleza (CE), Patos (PB), Goiânia (GO), Guaxupé (MG) e São Paulo (SP).
Em setembro, será lançado um livro para apresentar os atrativos dessas localidades, reunindo informações sobre o potencial industrial dos pólos e roteiros de compras e turismo.
"Ao estimular atividades paralelas aos eventos, trabalhamos para que outros segmentos gerem renda, o que contribui para um aumento do poder aquisitivo", afirma o presidente da Assintecal, Luís Amaral.

Feira
Quem não quer esperar até setembro para conhecer os detalhes desses roteiros pode ter uma prévia no 3º Salão do Turismo (www.salao.turismo.gov.br), que termina hoje no Anhembi, em São Paulo.
No evento, é possível obter informações sobre financiamentos em turismo, conhecer os destinos mostrados pelos Estados e entrar em contato com fornecedores de agricultura familiar e de artesanato.
Um dos destaques do salão é a rodada de negócios, que permite a realização de acordos com 196 meios de hospedagem e agências de turismo.


Colaborou CÁSSIO AOQUI , Da Redação


Texto Anterior: Feiras: Xadrez e listrado são aposta para o verão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.