São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


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ESTRATÉGIA

Para dar visibilidade a seus produtos e serviços, empresários se engajam em projetos comunitários

Antena para o social ajusta imagem

Empresários atualizados e conscientes despertaram para a necessidade de investir na comunidade para dar visibilidade a seus produtos ou serviços. Segundo o Instituto Ethos, ONG (organização não-governamental) que lidera o movimento de responsabilidade social no país, de cada 100 empresas que atuam em projetos sociais, 79 se tornam mais conhecidas e projetam uma imagem positiva em seu público consumidor. O engajamento das micro e pequenas é de 54% e 69%, diz o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), e o investimento do setor privado em projetos desse tipo chegou a R$ 4,7 bilhões, em 2000.
A prática de um plano social deve começar dentro da empresa, com a implementação de iniciativas voltadas para a qualidade de vida pessoal e profissional de seus colaboradores -dos fornecedores ao consumidor final. O professor de MBA em responsabilidade social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fábio Rocha, 30, explica que "de nada adianta uma empresa ajudar financeiramente uma creche se não presta auxílio aos filhos de seus funcionários". Ele ressalta, também, que é bom não confundir voluntariado (ações individuais de solidariedade) e filantropia (atividade de apoio e auxílio que a empresa realiza da porta para a fora) com responsabilidade social -uma série de conceitos que se transformam em ações globalizadas (dentro e fora da empresa), não isoladas.
Políticas de remuneração e benefícios, execução de projetos de treinamento e reciclagem e avaliações sobre qualidade de vida e novos aprendizados são algumas metas que direcionam o começo da consciência social dentro de uma empresa (veja exemplos ao lado). Da porta para fora, é preciso identificar carências por meio de ONGs, empresas de consultoria, federações e movimentos de bairro e, a partir daí, traçar um plano de ação. Na opinião do professor Fábio Rocha, para se obter sucesso nos projetos de responsabilidade social, "os empresários devem se libertar do conceito de doar recursos e assinar cheques e partir para o desenvolvimento de mecanismos de consciência e ação dentro da empresa, estendendo essa postura à comunidade".
Empreendedores interessados em manter a sua empresa em evidência na vitrine do mercado devem criar projetos sociais ou se engajar nos já existentes, com o objetivo de transformar a realidade de uma comunidade. Ações relacionadas à implementação a melhorias de escolas, asilos, creches, agentes antipoluentes, movimentos de ação comunitária de bairros e preservação de florestas são as mais comuns.


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