São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISTO É RESPONSABILIDADE SOCIAL

EDUCAÇÃO

Um instituto voltado para a formação e a recreação de 120 crianças, de zero ano a 8 anos, com atividades que vão desde o berçário até a pré-escola. Esse é o projeto social implantado há três anos e oito meses pela Hidral Torque, média empresa fundada em 1981, no Tatuapé (zona leste de São Paulo), hoje com 237 funcionários e faturamento de R$ 35 milhões/ano, que fabrica peças para tratores. Para a comunidade são oferecidos, ainda, cursos gratuitos de alfabetização de adultos, artesanato, informática e técnicas de escritório.

PRIMEIRO EMPREGO

Há dez anos no mercado, com 40 funcionários e faturamento de R$ 4,5 milhões/ano, a Schemco Indústria de Plásticos apóia instituições desde 1997, entre elas a Fundação Abrinq (entidade que tem como objetivo promover os direitos de cidadania das crianças). Preocupada com o futuro de crianças, adolescentes e jovens, ela disponibilizou quatro vagas no projeto "Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho", do governo do Estado de São Paulo.

AMBIENTE

Fabricante de móveis desde 1988, a Etel Interiores, em Valinhos (SP), adotou um projeto ambiental: utiliza como matéria-prima madeira de manejo, plantada em Chapuri (AC), cuja colheita é regulada pela taxa de crescimento da Floresta Amazônica, para garantir sua sustentabilidade. Hoje com 70 funcionários, é uma pequena empresa que exporta para Estados Unidos e Europa. A técnica usada é a da marchetaria, sem utilizar pregos, vernizes artificiais nem máquinas complexas.

QUALIDADE DE VIDA

Práticas sociais fazem parte da rotina da Palavra Mágica, de Ribeirão Preto (SP), desde sua fundação, em 1995. As primeiras ações foram doar dinheiro e produtos, além de prestar serviços à comunidade. O passo seguinte foi criar projetos de educação, ligados ao perfil do negócio, que beneficiaram 100 mil pessoas, em 2001, com a distribuição de 53 mil livros e 53 mil jogos educativos. Agora, a editora, que tem 13 funcionários e fatura R$ 400 mil/ano, aposta na melhoria da qualidade de vida.



Texto Anterior: Estratégia: Antena para o social ajusta imagem
Próximo Texto: Raio X: Azul é a cor do setor de serviços
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.