São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


Texto Anterior | Índice

HORA DO LANCHE

Veja os riscos e os pontos fortes das franquias

Mister Bagel
Produto principal
O bagel, um tradicional pãozinho da culinária americana. Em formato de rosca, a massa é consistente e leva trigo e outros ingredientes, alguns deles importados. Não é conhecido no mercado brasileiro

Vantagens
O produto tem o apelo da novidade e é versátil (pode ser doce ou salgado), servir de base para sanduíches, acompanhar café ou refrigerante

Desvantagens
Não houve uma pesquisa de aceitação de paladar do bagel no Brasil. Não há loja franqueada ainda. Para lançar um produto novo, o planejamento dos gastos com marketing e propaganda devem ser maiores do que os de um produto tradicional

Investimento inicial
R$ 70 mil

Taxa de franquia
R$ 25 mil

Royalties
6%

Taxa de propaganda
2%

Tempo de retorno
de 18 a 24 meses

Mini kalzone
Produto principal
O minicalzone é a massa italiana do calzone, em tamanho de lanche. Há três sabores doces e 13 salgados

Vantagens
A franquia não cobra royalties nem taxa de propaganda sobre o faturamento bruto, mas sobre os minicalzones adquiridos na fábrica que abastece as lojas franqueadas. As bebidas ficam livre de taxas

Desvantagens
O franqueado deve adquirir o minicalzone das fábricas abastecedoras. Há uma em Fortaleza (CE) e outra em Florianópolis (SC)

Investimento inicial
R$ 60 mil

Taxa de franquia
US$ 8.000 (cerca de R$ 33.280)

Royalties
8%*

Taxa de propaganda
4%*

Tempo de retorno
de 24 a 36 meses

* taxas cobradas sobre a produção comprada na fábrica
Engenheiro dos Sanduíches
Produto principal
Os lanches levam ingredientes menos gordurosos do que os usados pelas sanduicherias comuns. O hambúrguer, por exemplo, é de fabricação própria (tem 6% de gordura contra 10% dos industrializados)

Vantagens
Com seus produtos menos calóricos, e por também vender saladas e sucos, a marca escapa do estereótipo de que fast food não pode ser saudável

Desvantagens
A marca nunca foi testada fora do mercado paranaense. Quem está interessado em montar loja de shopping pode encontrar dificuldades em encaixar uma sanduicheria de marca desconhecida no mix

Investimento inicial
R$ 50 mil

Taxa de franquia
R$ 6.000

Royalties
2,5%

Taxa de propaganda
6%

Tempo de retorno
24 meses



Texto Anterior: Franchising: Empresas trazem idéias para fast food
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.