São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 2011


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Alta estação pede plano de contenção

Negócio sazonal deve começar a se preparar para as vendas em baixa

Alessandro Shinoda/Folhapress
Lídia Tassinari, que comercializa produtos para piscinas

ADRIANA ABREU
DE SÃO PAULO

O verão só termina em março, mas micro e pequenas empresas que vendem produtos e serviços sazonais já devem estar atentas às vendas na baixa temporada.
O momento de elaborar as iniciativas para aquecer o caixa é cerca de 120 dias antes da queda, indicam especialistas. Mas, para os empresários que não começaram, ainda há tempo -em 60 dias é possível traçar estratégias prevendo ações de marketing diferenciadas e diversificação da gama de produtos.
Prever os problemas possibilita planejamento de gestão e financeiro, destaca o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Gustavo Carrer. "É possível segurar o faturamento com produtos que tenham sazonalidade inversa", ressalta.
Armazenar recursos para suprir os meses de vendas baixas sem precisar recorrer a instituições financeiras também é recomendável, orienta Cláudia Bittencourt, da Bittencourt Consultoria.
A empresária Lídia Vinci Tassinari, 60, aposta nas duas estratégias para manter a Trate Bem Piscinas.
Além de reservar parte dos lucros do verão para cobrir os gastos nos outros meses, ela diversificou a oferta de produtos. Hoje o portfólio da loja, que tem faturamento anual de R$ 470 mil, inclui capas de piscina, aquecedores e produtos para sauna.
Outras iniciativas foram aumentar a divulgação por "e-mail marketing" e oferecer gratuitamente cursos sobre a limpeza de piscinas.
Antes, a empresa tinha queda de 40% nas vendas no inverno. Com as iniciativas, a queda chegou a 30%.
A ampliação da cartela de produtos, porém, deve ser ponderada, diz o especialista em marketing e planejamento estratégico Marcos Morita.
Para ele, itens que fujam do ramo de atuação da empresa podem causar "desconfiança no cliente".


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