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São Paulo, domingo, 23 de março de 2003


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Pesquisa de campo evita migração frustrada

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Conseguir superar os vários obstáculos e constituir um negócio em outro país pode render bons dividendos. Mas é preciso cautela em cada etapa do processo para evitar passos em falso.
A escolha de um ponto inadequado, por exemplo, pode arruinar o empreendimento. Os custos são, em geral, mais altos que os necessários para montar uma empresa aqui. Obter financiamento nem sempre é possível, já que as instituições financeiras no exterior exigem projeto muito bem elaborado para abrir seus cofres.
"Uma das maiores dificuldades encontradas pelo empresário é o desconhecimento da legislação local", constata Cecilia Castelli, gerente do Oliveira Neves e Advogados Associados no Uruguai.
Os obstáculos envolvem tributações específicas para cada tipo societário, políticas de remessa de capital, especificidades com relação a leis trabalhistas e restrições à mão-de-obra estrangeira.
É preciso ainda adaptar produtos e serviços à cultura local.
Também fundamental é a pesquisa de mercado. A churrascaria Fogo de Chão começou a empreendê-la nos seus restaurantes no Brasil. Segundo o sócio Arri Coser, 40, foram os clientes estrangeiros aqui no país que sugeriram a expansão de fronteiras.
Em uma viagem aos EUA, Coser e um sócio visitaram 50 restaurantes em 20 dias para estudar a concorrência. Em 1993, decidiram entrar naquele mercado.
O primeiro ponto, em Dallas, só foi inaugurado em 1997. "Possuir uma loja só não vale a pena. O custo administrativo é alto", diz. Hoje contam com quatro restaurantes nos EUA, que representam 80% do faturamento do grupo.
José Mário Freitas, 40, sócio da Primo Sabor, fábrica de pães de queijo, tentou a sorte na Austrália com um amigo que mora lá há 15 anos. "O produto, apesar de bem-aceito, é desconhecido no país. Por isso os custos de promoção e marketing são altos." (EV)


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