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FARO PARA FEIRAS
Participar de feira requer definição de objetivo
Marcelo Justo/Folha Imagem
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FLORES
Produtor de lírios em Holambra (SP), Jan de Wit, 53, participa da feira Hortitec como visitante e expõe seus produtos na Enflor e na Garden Fair; segundo ele, as
ocasiões são "o momento ideal para afirmar a marca e mostrar novidades"
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Entre tantas opções de feiras
e exposições de produtos agrícolas espalhados pelo país, cabe
aos pequenos empreendedores
rurais planejar-se para que da
presença nesses eventos brotem bons negócios.
Antes de tudo, é preciso definir qual é o objetivo da empresa
ao participar da feira.
O evento pode servir para
apresentar a firma ao mercado,
reforçar laços com fornecedores, fazer novos contatos, lançar produtos, vendê-los ou apenas expor a produção, aponta
João Abdalla Neto, 53, consultor de marketing do Sebrae-SP
(Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas).
O laboratório de análise química de solo, água e substrato
Dessa Lab, por exemplo, usa a
participação na Hortitec, feira
de horticultura, para conhecer
pessoalmente seus clientes.
Simone Regina Lehmann,
coordenadora do laboratório,
explica que, no dia-a-dia, contatos são feitos por e-mail, e
amostras, enviadas por Sedex.
Outro ponto é organizar-se
para participar do evento. "Entrar numa feira de supetão é
prejudicial, porque a empresa
se apresenta de forma desordenada", alerta Abdalla Neto.
Comprar o espaço com antecedência (e assim conseguir
uma melhor localização), treinar o pessoal que fará o atendimento e evitar que faltem produtos são outras dicas de Neto.
Assim, as chances de atrair os
visitantes são maiores, de acordo com Rosane Henn, coordenadora de eventos do Ministério da Agricultura.
(IG)
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