São Paulo, domingo, 23 de março de 2008


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FARO PARA FEIRAS

Participar de feira requer definição de objetivo

Marcelo Justo/Folha Imagem
FLORES
Produtor de lírios em Holambra (SP), Jan de Wit, 53, participa da feira Hortitec como visitante e expõe seus produtos na Enflor e na Garden Fair; segundo ele, as ocasiões são "o momento ideal para afirmar a marca e mostrar novidades"


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entre tantas opções de feiras e exposições de produtos agrícolas espalhados pelo país, cabe aos pequenos empreendedores rurais planejar-se para que da presença nesses eventos brotem bons negócios.
Antes de tudo, é preciso definir qual é o objetivo da empresa ao participar da feira.
O evento pode servir para apresentar a firma ao mercado, reforçar laços com fornecedores, fazer novos contatos, lançar produtos, vendê-los ou apenas expor a produção, aponta João Abdalla Neto, 53, consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O laboratório de análise química de solo, água e substrato Dessa Lab, por exemplo, usa a participação na Hortitec, feira de horticultura, para conhecer pessoalmente seus clientes.
Simone Regina Lehmann, coordenadora do laboratório, explica que, no dia-a-dia, contatos são feitos por e-mail, e amostras, enviadas por Sedex.
Outro ponto é organizar-se para participar do evento. "Entrar numa feira de supetão é prejudicial, porque a empresa se apresenta de forma desordenada", alerta Abdalla Neto.
Comprar o espaço com antecedência (e assim conseguir uma melhor localização), treinar o pessoal que fará o atendimento e evitar que faltem produtos são outras dicas de Neto.
Assim, as chances de atrair os visitantes são maiores, de acordo com Rosane Henn, coordenadora de eventos do Ministério da Agricultura. (IG)


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