São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE 2010 A 2013

Oportunidades novas exigem planejamento

Estratégia deve considerar possíveis mudanças de gestão de hoje até 2014

Momento é propício para testar campanhas e promoções; empresas já investem em linhas de itens diferenciados

DE SÃO PAULO

A Copa-2014 será uma oportunidade para novos negócios e para ações diferenciadas de fidelização e ampliação de clientes no caso de quem já está no mercado. Em ambas as situações, planejamento é fundamental.
"Esses quatro anos são um grande laboratório para a empresa testar ações, campanhas, promoções e lançamentos de produtos, a fim de atrair clientes e se preparar para a demanda do evento", diz Eduardo Corch, da agência de marketing OFF Field.
O primeiro passo é analisar o negócio e avaliar se há relação com o contexto da Copa. Depois, definir o objetivo, que não deve se limitar ao torneio, salienta Luiz Gonzaga, gerente de projetos da FDC (Fundação Dom Cabral). "O processo deve ser gradativo, e não desenvolvido às vésperas do evento", diz.
"Muitas empresas entram no oba-oba, mas não atingem seu público-alvo. Não basta investir em uma campanha na mídia sem uma ação direta relacionada ao produto que quer vender", opina André Duek, sócio da agência de marketing esportivo Siciliano Duek.
É necessário também estabelecer um plano que considere mudanças de gestão e de pessoas, produção, insumos e comunicação até 2014.
Há empresários que estão lançando produtos para a Copa na África do Sul, mas já de olho no próximo Mundial.
A Doctor Cooler, fabricante de recipientes térmicos em formato de latas de cerveja e refrigerante, é uma delas. Para 2014, prepara o lançamento do 3G, em forma de estádios de futebol, com fotos em terceira dimensão.
"Na última Copa, trabalhamos com produtos temáticos e tivemos bons resultados", recorda o diretor da empresa, Gabriel Duque.
Por um ano, a UNS Idiomas elaborou um livro para respostas em inglês, a ser lançado em 2014. "Nossa intenção foi preparar com calma um projeto que atingisse diversos públicos. Usamos personagens de nosso método de ensino", diz o coordenador Cristian Savakis.
(BB)


Texto Anterior: Crédito pró-Copa turbina preparação para 2014
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.