São Paulo, domingo, 23 de julho de 2006

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HORTIFRÚTIS À VISTA

Terceirizar administração é via de acesso à qualidade

Comprador treinado e comflexibilidade para negociar facilita gestão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com as dificuldades enfrentadas na logística entre a horta e as prateleiras, há supermercados que adotaram a terceirização como solução.
A rede Econ, formada por 47 pequenas lojas na Grande São Paulo, é uma delas. Há dois anos, problemas de gestão levaram a empresa a concluir que precisava de um parceiro -não de um simples fornecedor.
"Por ser um produto fresco, estraga fácil, e o custo de logística é muito alto", diz a gerente da Econ Luana Souza. A rede, então, terceirizou a um atacadista as fases de compra, entrega e supervisão de hortifrútis.
A contratada se encarrega de fornecer itens com qualidade e mantém promotores nas lojas para reabastecer as gôndolas.
Segundo a gerente, com a parceria, as vendas subiram até 40% -são 6,5% do faturamento.
"FLV é um gerador de tráfego importante.O cliente entra e vai ver como é a seção", diz.
A rede Bem Barato, de quatro lojas, também optou por esse modelo de gestão. Antes, havia tentado um sistema de abastecimento próprio, em que um funcionário ia ao Ceagesp fazer as compras. Não funcionou.
"O comprador não conhecia bem o assunto, chegavam frutas não selecionadas, estragava muita mercadoria", conta o gerente Agnaildo Rodrigues.
Com a terceirização, a qualidade e a variedade dos produtos melhoraram, e as vendas da seção subiram 50%. "A oferta de FLV puxa o cliente para outras seçõesda loja", diz ele.

Comprador treinado
Já a rede Mambo, com cinco lojas na capital, adaptou sua estrutura de gestão e diz não se arrepender.Para negociar FLV, ela contratou um especialista no assunto: um ex-feirante. E pôs fim ao engessamento burocrático comum aos supermercados, que dificulta acompanhar as variações de preço.
"A empresa compreendeu que, em FLV, a burocracia significa perder dinheiro", diz o comprador da rede Valdiclei Lima. Com a sua expertise e a flexibilidade do sistema, ele negocia diariamente no Ceagesp.
Se na hora da compra o produto não oferece uma boa relação custo/benefício, Lima o substitui pelo equivalente, garantindo o abastecimento e o frescor dos itens na seção. (DB)


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