São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009


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Solução ideal depende do mapeamento de processos

Empresário deve estudar opções de equipamento e treinar equipe

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Prevenir-se de perdas é mais do que instalar câmeras. Antes de fazer qualquer alteração, o empresário precisa ter mapeados os produtos mais furtados, o impacto no orçamento e a frequência com que o furto ocorre.
O mapeamento deve ser abrangente, pontua o superintendente da Associação ECR Brasil (de estudo da cadeia produtiva), Claudio Czapski. "Não é só na loja que ocorrem furtos. Em cada ponto de mudança da cadeia, como transporte, entrega e estocagem, há risco."
Somente depois de ter um mapa completo do problema é que o empresário deve escolher os equipamentos.
"Não há uma solução padrão, algo engessado", indica Marta Alcarde, de atendimento ao cliente da Gateway Security.
Por isso, será preciso avaliar entre uma série de opções: segurança na porta do estabelecimento, câmeras, etiquetas inteligentes (veja equipamentos de segurança nesta página).
"Não é flagrar, mas evitar que o furto ocorra", orienta o consultor Rubem Asser Novaes, da RAN Consultoria Empresarial.
Câmeras, por exemplo, "funcionam pelo aspecto psicológico, mesmo sem gravar", ensina Marcel Solimeo, da ACSP.
Para quem se preocupa com os custos, o executivo da FocusMind Walter Uvo exemplifica: "Com um investimento de R$ 800, é possível instalar quatro câmeras de segurança".

Aulas
Independentemente da escolha, há um item do qual o empresário não pode abrir mão -o treinamento da equipe.
Segundo André Lucena, gerente de projetos da RGIS, a orientação dada aos colaboradores pode gerar resultados.
Quando um cliente apresenta "comportamento estranho", como demorar numa seção sem levar nada, o funcionário pode abordá-lo. "Com simpatia, vale perguntar "posso ajudar?" Isso já inibe [o furto]."


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