São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007


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licenciamento

Royalties de super-heróis ficam mais baratos

Percentual de Homem de Ferro e Hulk deve cair para 10%

DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde o lançamento do filme "X-Men" (2000), a Marvel vem renovando seus personagens mais famosos por meio de longas-metragens. Além dos mutantes, outros títulos como "Homem-Aranha" (2002), "Demolidor" (2003), "Hulk" (2003), "Justiceiro" (2004), "Quarteto Fantástico" (2005) e "Motoqueiro Fantasma" (2007) foram para a telona.
Em maio de 2008, será a vez do Homem de Ferro. Em seguida, em junho, Hulk voltará às telas em "Incrível Hulk", continuação do primeiro filme.
Para os empresários que estão atentos às oportunidades de licenciamento, no entanto, haverá desta vez uma agradável diferença: a produção, antes de responsabilidade de grandes estúdios, como Sony Pictures ou Fox Movies, agora ficará a cargo da Marvel Studios.
Isso significa que, na prática, só uma empresa vai deter o direito de vender os royalties dos dois super-heróis. "O percentual era dividido entre a Marvel e a produtora", explica Glenn Migliaccio, diretor de licenciamento da ITC Licensing, responsável pela comercialização de marcas da Marvel no Brasil.
"A taxa de royalties deve ficar em 10% sobre o valor de venda. Quando os direitos de imagem estavam com as antigas produtoras, ficava em 12%", afirma.
Segundo Migliaccio, com a mudança, o processo de licenciamento deverá, também, tornar-se mais fácil e mais rápido.
Os royalties para cadernos, fichários e agendas já estão negociados com a Foroni. O mesmo vale para álbuns de figurinhas, que ficaram com a Panini.
Há opções para licenciar diversos outros produtos. A expectativa é que materiais escolares sejam os mais procurados.
A ITC Licensing espera fechar mais de 50 contratos do licenciamento de Hulk e Homem de Ferro até fevereiro de 2008. As marcas só poderão chegar às prateleiras a um mês do lançamento dos filmes.


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