São Paulo, domingo, 24 de abril de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresários reclamam de site de oferta

Portais de compras coletivas falham na proposta de captar novos clientes

Carlos Cecconello/Folhapress
Leide Nascimento, que se queixa de retorno de sites, em sua clínica, em SP

JULIA ZILLIG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de reunirem mais de 8 milhões de usuários, segundo o site Bolsa de Ofertas, os sites de compras coletivas não garantem o sucesso de um negócio. Há empresas que não têm retorno a curto prazo, frustram-se ao não fidelizar clientes e têm de reduzir a margem para cobrir ofertas de concorrentes.
Esse foi o caso de Leide Nascimento, proprietária da clínica Kimberly Estética. Para divulgar a empresa nesses sites, investiu na ampliação dos serviços de tratamento corporal e facial. Mas não conseguiu cobrir os descontos de seus concorrentes e vendeu 44 cupons -ela esperava um número maior.
"Quando a empresa trabalha com bons profissionais e produtos de qualidade, não há como oferecer preços tão baixos", pontua Nascimento.
No spa Kurma, as compras coletivas não ajudaram a empresária Helena Freire a fidelizar clientes. Após divulgar duas ofertas, atraiu público interessado só no desconto, "não na proposta da casa".
Resultado: os consumidores nunca mais voltaram. "Nosso cliente não busca preço, mas quer ser bem atendido e desfrutar de serviços personalizados", avalia.
Para Pedro Waengertner, professor de marketing digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o desafio dos lojistas é manter a qualidade dos serviços vendidos nos sites.
"Essa é a melhor alternativa para empresários se distanciarem de clientes que buscam apenas promoções." A ferramenta de compras coletivas é uma via de mão dupla que favorece tanto o portal como a empresa, considera Ricardo Lara, gerente do Click Cupon.
"A única exigência é que o lojista ofereça o que promete no anúncio", argumenta.

Colaborou PATRÍCIA BASILIO, de São Paulo


Texto Anterior: Novo portal: Tudo para sua empresa
Próximo Texto: Portal passa a auxiliar em reservas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.