São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008


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feiras

Grandes e pequenos mostram novos produtos para jeans

Integração é a aposta para o crescimento do setor

IGOR GIANNASI
ENVIADO ESPECIAL A BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC)

Evento de moda direcionado exclusivamente ao segmento de jeans do país, o Canatiba SC Mostra Moda Jeans, realizado em Balneário Camboriú (SC), reuniu pela primeira vez representantes de toda a cadeia produtiva do jeans na sua sétima edição, que terminou ontem.
Voltado principalmente para o lojista, o evento, que trouxe desfiles das coleções de grifes como Cavalera, Sommer, V.ROM e Colcci, mirou parcerias com companhias como fabricantes de corantes e lavanderias especializadas em desgaste de tecido. Essas são as firmas responsáveis pelos processos da fabricação do jeans iniciados muito antes de as peças chegarem às passarelas.
A Lycra, um dos patrocinadores, anunciou o lançamento de um denim (tipo de tecido de algodão que é a matéria-prima para o jeans) desenvolvido com o fio da marca.
Outros patrocinadores do evento foram as indústrias químicas Basf e DyStar. "O fato de elas participarem impulsiona todo o setor, e isso se reflete nos resultados", avalia Fábio Covolan, diretor de marketing da Textil Canatiba, firma que promove o evento.

Integração
"Todas as indústrias têm de pensar em cadeia. Não há mais uma posição isolada", diz Wolfgang Guderle, presidente da DyStar, fabricante de produtos químicos usados para o beneficiamento do tecido do jeans.
Segundo ele, é importante haver integração entre os segmentos que compõem a produção das peças.
Representante da outra ponta da cadeia produtiva, Luiz Longoni, proprietário da Makenji, loja de moda masculina e feminina de Florianópolis (SC), participou pela primeira vez do evento, interessado na palestra sobre construção de marca.
"Queremos criar um conceito diferenciado para entrarmos no mercado de multimarcas."
Juliana Medina, gerente de compras da Louys Jordan, viajou de Poços de Caldas (MG) para conhecer o evento e estabelecer contatos com novos fornecedores. "Fizemos a troca de cartões e conhecemos pessoalmente aqueles com quem só falávamos pelo telefone."


O jornalista viajou a convite da organização do evento

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