São Paulo, domingo, 24 de novembro de 2002


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ESTRATÉGIA

Serviços diferenciados e promoções ajudam a atrair clientes "ariscos" com a alta de preços

Só enfeite não eleva lucros no Natal

DA REPORTAGEM LOCAL

As festas de Natal e Ano Novo anunciam a chegada de um dos períodos mais lucrativos para empresas de diversos setores. No entanto, para aquecer as vendas neste ano de economia instável, investir somente na decoração natalina não será suficiente.
Em tempos de poder aquisitivo em baixa no país, os empreendedores têm recorrido a diferentes estratégias para "fisgar" o cliente e garantir o lucro esperado. Lançamento de novos serviços, redução da margem de lucro, promoções e sorteios são alguns exemplos.
De olho na falta de tempo para as compras de Natal, a empresária do ramo de bijuterias Leny Pripas vai encerrar o ano apresentando ao mercado a Lekadô, empresa idealizada para atender a encomendas de listas de presentes e realizar entregas em todo o país.
"Já prestava o serviço informalmente para amigos e resolvi profissionalizar o esquema", diz Pripas, que espera receber pelo menos 50 listas em 2002 e triplicar o volume em 2003. A operação conta com um catálogo digital de 20 itens para presentes, e a margem de lucro é de 20%, segundo ela.
Já as sócias Eliana Minillo, 41, e Rachel Penteado, 41, donas da Stamperia, loja de roupas e acessórios feitos à mão, combinaram o lançamento de uma nova coleção ao sorteio de R$ 500 em peças para atrair mais compradores.
"Optamos por um formato de sorteio em que o cliente não precise comprar muito para concorrer. Cada R$ 50 em compras já valem um cupom", diz Minillo.
A rede de lojas Tribo dos Pés implementará nas 42 franquias do Estado de São Paulo uma estratégia testada em uma das unidades em 2001. "Convertemos 10% do valor de cada compra em cheque transferível para futuras aquisições", explica o diretor Bernadino Pucci Neto, 36.
Ele diz que a idéia deu tão certo na fase de testes que chegou a incrementar as vendas do mês de janeiro. "Tivemos boa movimentação nas férias, quando as vendas costumam cair. Para nós, janeiro foi até melhor do que dezembro."

Lekadô: 0/xx/11/3326-2178; Stamperia: 0/xx/11/3044-0296; Tribo do Pés: 0/xx/16/3727-4200.


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