São Paulo, domingo, 25 de março de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CONSTRUÇÃO

Empresário desconhece iniciativas

Apesar da variedade de programas oferecidos gratuitamente, procura é inferior a oferta

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de boa parte das iniciativas ser gratuita e estar disponível a qualquer empresário, ainda há quem desconheça os benefícios dessas ferramentas.
"Existe uma grande variedade [de programas de incentivo ao empreendedorismo]. O problema é que o empreendedor não tem acesso à informação, não sabe o que é oferecido", diz o professor da disciplina de micro e pequenas empresas da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) Francisco Guglielme.
Para ele, mesmo que o empresário tenha "papel passivo nessa busca", é preciso que tenha acesso a essas informações. "A comunicação entre governo e empreendedores deve ser estimulada. As iniciativas conhecidas são apenas as lideradas pelo Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas]", opina Guglielme.

Sem noção
A coordenadora da Biblioteca Virtual, Regina Fazioli, 50, reclama do pouco conhecimento sobre os serviços públicos.
Criada em 1997 e mantida pelo governo estadual, a biblioteca oferece serviço gratuito de auxílio à pesquisa -com indicações de fontes de informação- aberto tanto a paulistanos como a empresários de outros Estados e do exterior.
Há uma área especializada em empreendedorismo e novos negócios, com indicações de órgãos públicos e organizações de auxílio aos empresários.
No entanto, explica Fazioli, as pesquisas solicitadas sobre esses assuntos são "minoria".
Segundo ela, em fevereiro deste ano, a instituição recebeu 50.626 e-mails. Desses, 2.964 foram respondidos. O restante era composto de mensagens que "não requeriam resposta".
Para auxiliar o empreendedor a encontrar os caminhos que levam às iniciativas governamentais de estímulo ao empreendedorismo, a Folha fez um levantamento com ministérios e secretarias estaduais e municipais. Conheça, no quadro abaixo, algumas delas. (RB)


Texto Anterior: Apoio permite a criação de cooperativa
Próximo Texto: Gestão: Apelo às sensações é a nova ferramenta do marketing
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.