São Paulo, domingo, 25 de maio de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SABOR DE INVERNO

Municípios menores são alternativas a Campos

Enfoque, porém, é para empresário imigrante, e não só de temporada

DO ENVIADO ESPECIAL

Na região da fronteira entre o sul de Minas Gerais e o norte de São Paulo, pequenas cidades turísticas surgem como alternativas a Campos do Jordão -principalmente para visitantes pouco dispostos a conviver com o grande número de pessoas e carros nas ruas.
São municípios como Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier e Monte Verde, em que o número de visitantes cresce a cada ano, segundo as secretarias de Comércio e Turismo.
Em Monte Verde, o número de turistas aumentou 13% entre 2007 e 2008, segundo pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto.
O perfil desses destinos, porém, faz com que não sejam a melhor opção para o empresário interessado em montar um negócio apenas durante o inverno -diferentemente do que ocorre em Campos do Jordão.
Antes mesmo de abrir em São Francisco Xavier a loja que leva seu nome, Maly Caran, 57, já pretendia se estabelecer na cidade e lá fortalecer sua marca. Hoje, nove anos depois, seus sabonetes, perfumes e essências caseiros se tornaram conhecidos entre os visitantes.
"Meu cliente já não é mais o turista de inverno", diz. "É a pessoa que costuma vir para cá em todos os fins de semana."

Infra-estrutura
Apesar do crescimento, persistem nessas cidades de inverno algumas desvantagens características de pequenos municípios. Em São Francisco Xavier, por exemplo, existe apenas um caixa eletrônico. "E nem sempre funciona", desabafa Vanessa Carvalho, 29.
Proprietária da Nessa Arte & Decoração há quatro anos, Carvalho conta que os clientes reclamam da falta de bancos na cidade. Para piorar, nem todos os estabelecimentos aceitam cartões de crédito e de débito.
A fim de atrair mais turistas para a região -e, conseqüentemente, mais investimentos-, o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) criou, neste ano, o Projeto Circuito Mantiqueira.
A iniciativa visa a promover o desenvolvimento das cidades a partir do turismo sustentável.
O projeto foi bem recebido pelas prefeitura locais. "Será bom para os pequenos negócios, porque haverá muita divulgação", diz Petronilha Ambrogi de Oliveira, secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de São Bento do Sapucaí.


Texto Anterior: Informações
Próximo Texto: Empresário vira atração para turista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.