São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obtenção de crédito requer boa organização e planejamento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os empresários que querem solicitar linhas de crédito a instituições financeiras ou acessar os incentivos criados pelo governo, sejam eles antigos ou recentes, precisam estar com a documentação em ordem. Devem ter também planos a curto, médio e longo prazos, afirmam especialistas ouvidos pela Folha.
"Só terão acesso a crédito as empresas que estiverem organizadas. As que têm alto índice de informalidade, sem notas, terão mais dificuldades", alerta o consultor Laecio Barreiros, da L&Barreiros Controladoria.
Gustavo Albanesi, sócio da rede Buddha Spa, reclama da burocracia que enfrentou para conseguir uma linha de crédito em um grande banco. "É muito demorado. Pedem muita coisa -um nível de informação que o pequeno empresário, que não conhece o mercado, tem dificuldade [em fornecer]."

Análise clara
Além de ter a papelada em dia, é preciso identificar a linha de crédito mais adequada para a necessidade daquele momento -para o capital de giro ou para uma expansão, por exemplo- e analisar se o recurso é mesmo imprescindível.
"Sem conhecer o real destino desse dinheiro, corre-se perigo, pois, em vez de resolver, pode-se aumentar o problema", ressalta Barreiros.
Segundo Júlio Cesar Durante, do Sebrae-SP, às vezes as dificuldades que a empresa enfrenta são mais gerenciais e mais graves do que a falta de recurso propriamente dita.


Texto Anterior: Estímulos governamentais querem dar fôlego às MPEs
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.