São Paulo, domingo, 26 de junho de 2011


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Pequena empresa contrata recrutamento profissional

Segundo consultorias, procura por serviço cresceu nos últimos cinco anos

Alessandro Shinoda/Folhapress
Regis Amadeu, que contratou consultoria de recrutamento há dois anos, com currículos

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Contratar bons profissionais nunca foi um problema para Regis Amadeu, 43, dono da Soluções Consultoria, que atua no setor de desenvolvimento imobiliário.
Mas ele diz que se cansou de abrir processos seletivos para cobrir o alto índice de perda de funcionários para construtoras. Em 2009, com 42 empregados, tinha rotatividade anual de 20%.
O caso do empresário não é isolado no universo das pequenas empresas brasileiras. Diante da escassez de mão de obra no mercado, negócios desse porte buscam opções para atrair e reter talentos.
Uma delas é contratar consultorias de recrutamento e seleção para aproximar a pequena empresa do candidato adequado ""medida adotada por Amadeu há dois anos.
"Ao selecionar o candidato com perfil de pequena empresa, reduzo quantidade de seleções, gastos com encargos trabalhistas e modificações estruturais na equipe." A empresa, completa, tem hoje "turnover" de 5% ao ano.
Segundo empresas de recrutamento consultadas pela Folha, cerca de 20% dos clientes têm até R$ 2,4 milhões de faturamento anual (considerados de pequeno porte). Há cinco anos, essa fatia era de até 5%.
O crescimento da receita é um dos responsáveis pela demanda pelo serviço, segundo Othamar Gama Filho, dono da Recruiters, consultoria de recrutamento e seleção.
"A maioria dos clientes [dos quais 15% são pequenas empresas] dobrou de tamanho no último ano e, para continuar nesse ritmo, precisa de talentos para reduzir o peso que o empresário, muitas vezes, carrega sozinho."

DESFALQUE
Além disso, como as equipes são enxutas, a contratação de um profissional desqualificado desfalca a empresa inteira, afirma Leyla Nascimento, presidente da ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos).
"Achar um bom candidato leva tempo, e o pequeno empresário corre o risco de atrasar a entrega de produtos ou serviços, prejudicando a relação com os clientes", diz.


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