São Paulo, domingo, 26 de junho de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco é mapear perfil de candidato

Informações sobre a empresa e o cargo devem ocupar menor parte da conversa em seleção

DE SÃO PAULO

Um processo de recrutamento ineficiente trouxe sérios prejuízos para Márcia Alfano, 50, diretora da MGA Importadora, empresa de pequeno porte que vende produtos para redes de fast food. Além de pagar impostos referentes à rescisão contratual, ela detectou problemas no relacionamento com consumidores devido à falta de profissionalismo de trabalhadores.
"Tinha atendente que se sentia dona da empresa e dizia aos clientes que o motorista da organização era dela", exemplifica Alfano, que gerencia uma equipe de 30 funcionários e contratou serviço de RH há dois meses.
Casos como o de Alfano são comuns entre pequenas empresas, afirma Carlos Eduardo Ribeiro Dias, executivo da Asap, consultoria de recrutamento e seleção. No entanto, eles podem ser facilmente resolvidos, segundo especialistas consultados pela Folha.
A primeira indicação é extrair o máximo de informações do candidato durante a fase de entrevista ""e não focar a conversa apenas no clima de trabalho da empresa e nas exigências do cargo.
"Alguns empresários falam mais que o próprio profissional, quando o correto é que 80% da entrevista seja guiada pelo candidato", calcula Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH, de gestão de pessoas.
Na opinião da especialista, conversar com o candidato é fundamental para avaliar se a empresa tem condições de oferecer o que ele deseja exercer como profissão.
"Como uma empresa de pequeno porte tem menos estrutura, o profissional recém-contratado pode acabar frustrado, produzindo de forma insatisfatória", alerta ela.
Oferecer salário abaixo da média do mercado também afasta talentos. "Sem remuneração compatível, o recrutamento não dá certo", diz.


Texto Anterior: Contratação de familiares e de amigos pode dificultar gestão
Próximo Texto: Livros: Jogos treinam empreendedor a "sair da caixa"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.